SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies» ou a autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz fomentando a inovação através de tecnologias educativas).
O SELFIE reúne – de forma anónima – as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola. Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas numa escala de concordância simples de 1 a 5. As afirmações abrangem áreas como a liderança, as infraestruturas, a formação dos professores e a competência digital dos alunos.
As perguntas são adaptadas a cada grupo. Por exemplo, os alunos têm perguntas relacionadas com a sua experiência de aprendizagem, os professores refletem sobre a formação e as práticas de ensino e os dirigentes escolares abordam o planeamento e a estratégia global.
Com base neste input, a ferramenta gera um relatório, ou seja, uma imagem (SELFIE) dos pontos fortes e pontos fracos de uma escola em termos da sua utilização das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. Quantas mais pessoas participarem, mais exato será a SELFIE da escola
Os resultados e as perspetivas do exercício do SELFIE são essenciais para a criação e adaptação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).
Comments