Semana Foco da Capital Jovem da Segurança Rodoviária

No Agrupamento de Escolas de Peniche, cerca de 170 alunos dos 8.º e 9.º anos, nas aulas de Físico-

Química, no âmbito do evento Semana Foco 14-18 dez/ Capital Jovem da Segurança Rodoviária, fizeram um campeonato amigável, por equipas, na execução do Quiz de 10 perguntas que foi p

rojetado nas salas de aula e ainda o jogo Tabu, onde se tinham de adivinhar palavras relacionadas com segurança rodoviária. Foram também visionados vídeos do ACP-MInuto seguro.

Estas atividades foram desenvolvidas com muito entusiasmo, promovendo-se, desta forma, a

prevenção rodoviária e, de forma lúdica, salientar a importância da segurança rodoviária, no quotidiano de todos nós. Estas atividades têm sido um êxito.

A Capital Jovem da Segurança Rodoviária é uma iniciativa de âmbito nacional que visa desenvolver um programa de atividades sobre segurança rodoviária, vocacionado sobretudo para o público infantil e juvenil. É uma iniciativa conjunta do Forum Estudante, ACP – Automóvel Club de Portugal, BP Portugal e BRISA. Tem ainda o apoio da Direção Geral de Educação, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e da Associação Salvador, bem como, de Municípios e Instituições de Ensino Superior e está inserida no programa de ação mais vasto que todas estas instituições têm vindo a desenvolver para a educação e prevenção rodoviária. Há ainda a salientar que a mortalidade em acidentes rodoviários é a principal causa de morte, entre os jovens dos 18 aos 24 anos, sendo o risco de morte em acidentes rodoviários dos jovens, 30% superior ao resto da população. Nesse sentido, é necessário mobilizar a opinião pública nacional, em particular os jovens, para a importância fulcral da Segurança Rodoviária, realçando ainda que nos encontramos na Década de Ação para a Segurança Rodoviária (2011/2020) e é necessário desenvolver práticas inovadoras para a mudança de mentalidades.

A opção pelo público infantil e juvenil é justificada pela capacidade que têm de levar até às suas

famílias os conceitos de prevenção rodoviária e a mudança de atitudes.