Celebração de Semana da Terra

No passado dia 20 de abril de 2023, as turmas do 3A, 4A e 3/4B da Escola Sede do nosso Agrupamento, participaram numa ação de limpeza de praia no âmbito da semana da Terra, pela Fundação Oceano Azul e com a dinamização da Ocean Patrol, parceiros da Escola Azul. Esta atividade de cidadania ambiental serviu para sensibilização e aprendizagem dos alunos alertando-os para os problemas ambientais que existem, para que, como próxima geração, possam tomar medidas para resolver esses problemas. A atividade realizou-se na praia do Portinho da Areia Sul, onde foi feita a monitorização e preenchimento de uma ficha com os alunos com informações como as condições meteorológicas, direção e intensidade do vento, tamanho das ondas, nível e tipo da maré e tipo de praia em que se realiza a ação, seguida de uma limpeza da praia e análise, pesagem e registo do lixo recolhido. Os alunos participaram com bastante entusiasmo e ficaram surpreendidos com a quantidade de beatas de tabaco que apanharam. Esta recolha também será contabilizada e pesada e participará na iniciativa do ativista alemão Andreas Noe, também conhecido por The Trash Traveler. Ele está de volta, com mais uma iniciativa recordista à volta da limpeza de beatas. Desta vez, o objetivo é promover a maior recolha de beatas do mundo, com início no sábado e prolongando-se até dia 23 de abril. "Em 2021, recolhemos 1,1 milhões de beatas de cigarros juntos com 600 pessoas em 2 meses. Será que conseguimos fazer isto em 1 semana?"